segunda-feira, 10 de junho de 2019

Fotografía y teratología en América Latina - Una aproximación a la imagen del monstruo en la retratística de estudio del siglo XIX




O USO "PANÓPTICO" DA FOTOGRAFIA

PANÓPTICO DE BENTHAM

Um sistema que prevê a observação total


O controle é exercido pela observação

Jeremy Bentham foi um filósofo inglês que no século XIX projetou uma prisão cujo modelo se chamava panóptico. Essa penitenciária ideal  previa a observação de celas vazadas para dentro e para fora, com uma observadora no centro cercada por persianas, de modo que  o inspetor central não poderia ser visto pelos prisioneiros, mas os prisioneiros poderiam ser vistos de qualquer ângulo.

Foucault percebeu que era possível aplicar esse modelo na sociedade   ao analisar  o exercício do controle e do poder por meio da observação. 

Para Foucalt todas as relações implicam uma relação de poder. Ao falar sobre o panóptico, Foucault divide o poder em duas esferas, o poder real e o poder disciplinar. 

O poder real tem a ver com a figura de autoridade e poder centrada em uma pessoa (algo visível e palpável). Uma forma de poder ostensiva, material (exemplo: a forca, ou a queima de "bruxas" na fogueira). Enfim, grandes espetáculos que serviam de exemplo.

O poder disciplinar é o poder da domesticação e docilização (tornar dócil, fácil de lidar) dos corpos, para que o controle possa se exercer. O medo não era exercido mais do exterior para o interior (com exposições físicas e violentas que servissem de exemplo para os demais). O próprio indivíduo pressionaria a si mesmo. 

Ao ser observado pela perspectiva do poder disciplinar a observação seria sempre subjetiva. A força disso seria nunca intervir, o observador estará sempre ali de maneira subjetiva e o observado saberá que está sendo observado.


A placa abaixo é um exemplo de algo presente em nosso cotidiano que esclarece bem o poder disciplinar do qual Foucault se refere.


Então, concluo que para Foucault o dispositivo panóptico tornou-se uma espécie de metáfora para a nova sociedade disciplinar, e para Cuarterolo uma forma de pensar o uso panóptico da fotografia para controle da sociedade pelas imagens, que diferenciam o normal do anormal, como veremos a seguir. 

Assim:

1.As formas de exercer poder sobre o que é diferente ou potencialmente perigoso deixou de ser a exclusão e a punição e tornou-se controle e vigilância.

2. Não seria mais uma questão de expulsar os diferentes, mas de designá-los um local, para colocá-los em quarentena com a finalidade de observá-los e estudá-los.

3. O objetivo principal deste novo modelo de controle era detectar aqueles indivíduos que não estavam ajustados às regras, para tentar canalizá-los ou levá-los para uma ideia predefinida de normalidade.


E O USO "PANÓPTICO" DA FOTOGRAFIA USADO PELA AUTORA?


O controle subjetivo se dará também pelas fotografias. O ver e ser visto pelas fotografias traz uma nova forma de controle, e para mim,  esse é o cerne da discussão de Cuarterolo.

Cuarterolo irá fazer essa discussão ao observar fotografias médicas de corpos teratológicos e fotografias de povos-indígenas latino americanos feitas por europeus. A Análise da autora gerou as seguintes oposições:
                                                  

                                                 

 ANTROPOLOGIA: progresso x atraso
MEDICINA: saudáveis x doentes 

Se a medicina dividia os indivíduos em saudáveis ​​e doentes, a antropologia estava focada no binômio progresso/atraso.


RELAÇÃO TERATOLOGIA E ANTROPOLOGIA


Teratologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal. A relação entre fotografia e teratologia não era exclusiva do discurso médico, a antropologia também usou o dispositivo fotográfico para construir sua própria versão da monstruosidade.

Como ocorria a aproximação entre teratologia e antropologia? 

Isidore G. Saint Hilaire sustentava que as condições ambientais poderiam afetar o organismo em seu estado embrionário e produzir vários tipos de monstros. Essas mudanças se transmitiam por herança e provocavam a longo prazo a transformação das espécies. Em outras palavras, um atraso no desenvolvimento do feto produzia um monstro, e quando esta alteração se espalhava, surgia uma nova raça.  Essa ideia permitiu estudar os povos indígenas latino-americanos a partir do conceito de degeneração ou anomalia.


ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS




FOTOGRAFIAS MÉDICAS 
saudável x monstro

A Revista Médico Quirúrgica foi uma das primeiras publicações médicas que existiram na Argentina. Desde sua primeira edição em 1866 e por quase vinte anos, este periódico abordou temas locais e questões que até então só tinham circulado na comunidade científica da Argentina através das publicações que vinham da Europa.






FOTOGRAFIA E TERATOLOGIA



Exemplar Revista Médico Quirúrgica de 1877 

Até 1890 livros e revistas não poderiam incluir imagens que não fossem na forma de gravura ou fotografias coladas. Este sistema era extremamente caro. Alguns livros ou revistas de qualidade costumavam incluir algumas imagens originais desse tipo.


SOBRE OS PADRÕES DA FOTOGRAFIA MÉDICA

- Ausência de regras definidas para a realização desta classe de retratos deu conta da extrema novidade da fotografia médica.

- os retratistas comerciais contratados para a tarefa transferiam para essas imagens muitas das técnicas, convenções estética e códigos de representação típicos de seu ofício.

- Muitas vezes, o único traço que traiu as exigências do prontuário foi o fato de os sujeitos posarem nus, mas mesmo naqueles casos, o fotógrafo freqüentemente também fez uma imagem do sujeito vestido.

-  A verossimilhança da fotografia parecia ser uma condição suficiente para os médicos, que aparentemente não impuseram aos fotógrafos nenhum outro tipo de exigência.

- Embora houvesse alguns closes que fragmentaram o corpo do paciente com foco somente nas áreas mais afetadas, a maioria dessas imagens levou os sujeitos de corpo inteiro, sem omitir o rosto.

- Os doentes  não foram fotografados apenas para exemplificar uma patologia, mas  foram capturados em sua capacidade como indivíduos, usando das técnicas e convenções do retrato burguês





Os "monstros" foram freqüentemente retratados em estúdios decorados com fundos pintados de motivos arquitetônicos ou bucólicos, paisagens que introduziram a figura no contorno de um mundo irreal.
(FOTOS 2.1 e 2.2).

Na edição de 23 de novembro de 1882 e revista incluiu em sua capa uma fotografia anexada de um paciente afetado por atrofia total dos membros superiores e inferiores (Foto 2.1) 
De todas as fotografias desse tipo publicadas na Revista Médico Quirúrgica, esta é a única que que foi assinada, por Emilio Halitzky. No entanto, a estética das outras imagens sugere que também foram tomadas por fotógrafos de estúdio, talvez até pelo próprio Halitzky.

Esta foto foi acompanhada pela legenda "monstro da família da família de ectromelianos ", termo que correspondia ao Tratado de Teratologia de  Geoffroy Saint Hilaire.




Poses e gestos típicos de retratos de estúdio, provavelmente sugeridos pelo próprio fotógrafo.
(FOTOS 3.1 e 3.2).




Também era freqüente o uso de muitos dos elementos simbólicos que no retrato burguês funcionavam como marcas de classe, como mobília de sala ornamentada, colunas e balaustradas, livros, tapetes ou cortinas.
(FOTO 4.1 e 4.2).





Até o final de século XIX era extremamente raro em fotografias de crianças que o fotógrafo abaixasse a câmera até o nível da criança. Pelo contrário, era costume subir o bebê para algum tipo de mobília ou plataforma para fotografá-lo na mesma altura que um adulto. Esta mesma técnica foi encontrada em algumas fotografias latino-americanas de anões.
(FOTO 5.1 e 5.2)




Os sujeitos foram colocados em uma cadeira e fotografados ao lado dos acompanhantes de tamanho normal. Isso serviu de referência e reforçou a pequenez dos pacientes.

 (FOTOS 6.1 e 6.2).



PONTOS DE INTERESSE PARA DISCUSSÃO


-   A fotografia (2.1) foi assinada na borda inferior pelo fotógrafo de origem húngara Emilio Halitzky, ativo em Buenos Aires desde 1866. C. Este profissional não fazia imagens muito longe dos parâmetros de "bom gosto" da época.

- Pelo contrário, ele não só assinou sua foto, mas acrescentou o endereço de seu estúdio da mesma forma que faria com qualquer fotografia tirada na sua galeria.

- A realização dessas imagens foi para retratistas comerciais uma questão de prestígio. 

-  O contraste de seus corpos deformados e mutilados com ostentação e riqueza dos conjuntos das galerias de pose, produziu efeito poderoso de estranhamento. Este efeito aumentou ainda mais nos casos em que as fotografias foram acompanhadas por algum tipo de texto que analisou o caso médico representado.

- A fotografia de "monstros" foi concebida como um instrumento empiricamente confiável para documentar e classificar o anormal ou patológico.

- . Mais do que fornecer informações sobre o assunto retratado e sobre o seu contexto, a fotografia apresentou o monstro em um mundo burguês bem conhecido e manejável, essas imagens ajudaram a codificar "Monstro", e eles o  fizeram compreensível, reduzindo assim o extraordinário para o comum.



FOTOGRAFIA NA ANTROPOLOGIA
progresso x atraso


Evolução das espécies no campo da Sociologia 

No final do século XIX, certos pensadores do positivismo da União Europeia, como Herbert Spencer, tentaram aplicar as ideias de Darwin sobre a evolução das espécies no campo da sociologia.


Esquema Spenceriano:

- estrutura social equilibrada em que cada membro recebeu um lugar e uma função.

- Spencer argumentou que dentro da sociedade existiam classes menos adaptadas ou capazes de ingressar no caminho ininterrupto de progresso.

No século XVI, quando os primeiros europeus tomaram contato com os povos antigos que habitavam a América Latina, associaram os índios com animais, híbridos e monstros. A mesma palavra Patagônia, que designa a região sul do país, vem da crença dos primeiros exploradores que a região foi habitada por gigantes. 






Os aborígenes, eram mostrados como indivíduos altos, vestidos com peles ou túnicas e armados com arcos, flechas e escudos, em atitudes que lembravam dos gigantes. Há fotografias que contradizem essa afirmação. O pesquisador chileno Christian Baéz, analisa em seu artigo "Land of Giants" a imagem de um índio selknam fotografado ao lado de um indivíduo branco que excede amplamente em tamanho.

Embora seja possível que houvesse uma diferença de estatura real entre os dois sujeitos, o fotógrafo aumenta a efeito colocando o indígena em primeiro plano e localizando o indivíduo branco ligeiramente para trás. A vontade por parte do fotógrafo de apoiar o mito do gigantismo através de sua imagem traz à tona uma intencionalidade oculta.
(FOTO 8)
























"O gigante está configurado como um caminho
para ampliar o próprio empreendimento da conquista, a exaltação do outro
atribuindo-lhe qualidades extraordinárias, é a sua própria projeção do
satisfação do ego. O maior, mais corajoso e feroz é o meu
adversário, maior é a minha vitória "(Tradução livre, p. 67).




PEÇAS VIVAS DAS GRANDES EXPOSIÇÕES MUNDIAIS OU DE FEIRAS E ESPETÁCULOS ITINERANTES


- Negócio lucrativo

- Os aborígines foram exibidos para o entretenimento do público ocidental

- Eram apresentados indígenas "monstruosos" por associações constantes que os aproximou do reino animal. 


GRUPO DE ÍNDIOS FUEGUINOS SEQUESTRADOS E ENVIADOS PARA A EUROPA


A foto 9 mostra um grupos de indígenas sequestrados e apresentados em um zoológico de Paris.


- Exibidos como canibais


- Presos no "Jardim Zoológico de aclimatação”, cujo objetivo era facilitar o estudo do comportamento animal, especialmente da sua vida reprodutiva
.
- Réplicas precárias de suas casas originais, utensílios indígenas, alguns pássaros e pequenos animais e diferentes tipos de restos de esqueletos que ajudaram a reforçar teorias sobre o canibalismo e selvageria desses povos.

- Catalogados como bestas selvagens




Pierre Petit era um fotógrafo  proprietário de um dos estúdios mais exclusivos de Paris. Capturou na foto acima os fueguinos no contexto deste espaço construído de acordo com o imaginário europeu da época. Os aborígenes posam em frente à cabana primitiva de folhas, as mulheres apertam contra os seios nus seus filhos e homens carregam os arcos e lanças que o identificavam como caçadores (FOTO 9).


Despojados de sua dignidade, a única função desses indivíduos era ratificar o inferioridade social que a sociedade branca lhes atribuiu.





Em 1889, o empresário francês Maurice Maître levou Paris a onze indígenas da tribo Selk'nam para exibi-los na grande “Exposição Universal” que, paradoxalmente, comemorou o centenário da Revolução Francesa. 

Os indígenas foram mostrados ao público europeu presos em correntes pesadas tal qual fossem tigres de bengala, e Maítre se fotografou junto à eles frente à um telão de pintado com motivos selvagens enquanto segurava em sua mão um chicote para domar os animais.  (FOTO 10).

- A turnê do empreendedor continuou em Londres, onde os Selk'nam foram exibidos no Aquário de Westminster

- Para destacar a suposta ferocidade desses povos indígenas e sugerir seus hábitos de devoradores de homens, Maître alimentou-os com carne de cavalo cru e peixe, e os manteve em um estado de sujeira e abandono absoluto.

- Quatro dos onze pereceram ao longo da viagem

- Os sobreviventes foram expostos no Musée du Nord e no Musée Castan em Bruxelas, duas feiras ou teatros de atrações, onde os aborígines compartilhavam cartazes com anões, figuras de cera, fantoches, dançarinos exóticos, ilusionistas e outros espetáculos semelhantes.

A animalização dos indígenas foi facilitada ainda mais quando este tinha alguma patologia médica que o enquadrasse no campo de teratologia. 

Os aborígines foram exibidos para o entretenimento do público ocidental, juntamente com os fenômenos de circo, contorcionistas e outras "maravilhas" do estilo.






                    Foto dos membros da Comissão Brasileira de Estudos na Exposição Universal de 1889 em Paris.




ALGUNS CASOS


MÁXIMO E BARTOLA


Máximo e Bartola, por exemplo, eram dois anões microcéfalos que foram exibidos como supostos descendentes da nobreza asteca. Eles realmente nasceram em El Salvador e a mãe deles os vendeu para um comerciante europeu que os levou em turnê. Por volta de 1850, esses irmãos, que também sofriam retardo mental, foram contratados por um famoso empresário americano para fazer parte de seu museu vivo. A deformidade na cabeça, que produziu sua condição, fez com que eles fossem associados às antigas culturas maias que costumavam deformar suas frentes. 


Em 1883, os irmãos foram fotografados por um retratista especializado em fotografia de fenômenos circenses (FOTO 11) 


- Sua falta de desenvolvimento intelectual serviu para reforçar a ideia de que os povos indígenas faziam parte de um estágio anterior da evolução humana.

- Eisenmann retratou-os disfarçados com um vestido grotesco que, certamente,  respondeu ao imaginário ocidental do que uma roupa indígena deveria ser.

- Novamente, a figura branca justaposta aparece na imagem para marcar relações hierárquicas. 




JULIA PASTRANA

Igualmente famoso é o caso de Julia Pastrana, uma mulher índia mexicana que sofria de hipertricose.
Também apelidada na época de "mulher-gorila" ou "a mulher mais feia do mundo" 
(FOTO 12)


Pastrana foi descoberta por um empresário que se tornou seu representante e a introduziu no mundo do entretenimento. Logo ela se tornou famosa e seu gerente, com medo de perder os benefícios que sua exibição trouxe, a propôs em matrimônio.

Julia engravidou e deu à luz uma criança também deformada, mas nenhuma delas sobreviveu ao parto. Infelizmente,sua trágica história não terminou aí, pois o marido inescrupuloso decidiu embalsamar os dois corpos e continuou a exibi-los em toda a Europa em um caixão de vidro. 



Tanto as fotografias de Pastrana vivas quanto as de sua múmia (FOTO 13) faziam parte do negócio lucrativo gerado em torno de sua figura e sua história.


ANOTAÇÕES SOBRE INDÍGENAS BRASILEIROS - EXTRA TEXTO


Encontrei essa publicação com algumas imagens de anotações sobre indígenas brasileiros em 1860, feitas por D. Pedro II em sua visita à província do Espírito Santo, contendo observações sobre os costumes de tribos indígenas e anotações sobre o vocabulário dos índios Puris.



1860. Diário das viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo, nominado Memória do Mundo – Brasil em 2010. Museu Imperial


Para ver mais fotos do catálogo Arquivos do Brasil, Memórias do Mundo clique aqui




Notas da autora


Nota 1- Uma versão anterior deste artigo foi publicada em Barrancos, Dora et al. (comps.), Criaturas e conhecimento do monstruoso, Buenos Aires, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, 2008. 

Nota 9 - Para mais informações sobre o rapto dos índios Selk'nam em 1889, ver os textos de Baez Christian e Peter Mason, "Por trás da imagem. O Selk'nam exibidos na Europa em 1889 "e" Em Correntes Pesadas como Tigres de Bengala. Povo indígena da Terra do Fogo, em Londres, em 1889 ".









4 comentários:

  1. Relações que vejo com a fotodocumentação



    1 – A foto médica tinha como foco o registro, identificação e ilustração de determinada teratologia que até então eram apresentadas por meio de textos, no entanto, seguindo a linha de pensamento de Cuarterolo, as fotos teratológicas se expandem para a percepção do que é normal e anormal em uma sociedade. Há uma intencionalidade quando se tira uma foto, e depois várias possibilidades de uso.



    2- Relações de propriedade e afirmação dos “homens brancos” ao fazerem registros de suas conquistas, inclusive por meio do uso de elementos que o caracterizem essa “façanha” (chicotes, ornamentos) para fazer as fotografias. Aqui se aplica, por exemplo, o sentido iconográfico e iconológico discutidos na última aula, ou seja, a foto de um indígena em exposições e feiras irá transmitir a mensagem de conquista e conhecimento, e não de sequestro (tanto que, pelo menos para mim, é difícil não ser anacronista), e o sentido iconológico será justamente perceber que o ‘espírito do tempo” daquela época irá determinar a percepção da sociedade em relação à esses episódios e imagens.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, como vimos, no tópico sobre os padrões da fotografia médica existem algumas questões interessantes no que diz respeito à discussão sobre fotografias em Museus de Anatomia Humana.

    1. Embora houvesse alguns closes que fragmentaram o corpo do paciente com foco somente nas áreas mais afetadas, a maioria dessas imagens levou os sujeitos de corpo inteiro, sem omitir o rosto.

    2. Os doentes não foram fotografados apenas para exemplificar uma patologia, mas foram capturados em sua capacidade como indivíduos, usando das técnicas e convenções do retrato burguês.

    A falta de um padrão para fotos médicas, como apontado por Cuarterolo, fez com que artistas de estúdio transferissem para essas fotografias as técnicas, convenções e códigos de representação típicos de seu ofício.
    A finalidade de uma peça anatômica e/ou teratológica exposta em um Museu de Anatomia Humana tem um caráter científico, cuja finalidade é o estudo das estruturas anatômicas para pesquisa e ensino. É esperado que as fotografias relacionadas a essas peças sigam um padrão científico rigoroso, que não fará uso de marcas de classe, por exemplo.
    Apesar disso, vimos que existem e há demanda de fotografias de peças anatômicas de Museus de Anatomia Humana transferidas para redes sociais, comumente pelo uso da "selfie", além das adaptações artísticas que levarão esses cadáveres e peças para outros lugares, situações e ambiente. (claro que o desenho artístico não é uma foto, mas no sentido dessa reflexão segue a mesma objetividades de uma fotografia).Por outro lado, existem as fotos de controle de acervo que costumam seguir um padrão de registro. A questão a ser colocada é: Há uma tendência de, por meio da fotografia, vivos tentarem tirar os mortos do contexto real em que se encontram? No sentido de representar um ausente, que pode estar presente fisicamente mas não em contexto, é necessário buscá-lo no tempo para entender e compreender sua presença no presente? Por exemplo, as fotos dos ausentes mortos nas fotos familiares (Fortuny), as fotos de corpos teratológicos inseridos em ambientes de estúdio (Cuarterolo), e fotos em Museus de Anatomia Humana, cujas imagens artísticas tentam levar esses mortos para outras realidades, além das fotos levadas para as redes sociais cujo sentido, normalmente, não é científico.

    ResponderExcluir
  3. A ideia do panóptico me fez lembrar muito do filme O show de Truman, no qual o protagonista vive em um reality show, todos acompanham a sua vida, mas ele não sabe o que acontece. A vida de Truman é totalmente manipulada. Será que o que Truman viveu é falso, ou o fato de ser real para ele é suficiente?

    Essas questões fazem lembrar do meu projeto de mestrado, no qual eu vou discutir as funções das fotografias de dança. Fazendo um paralelo com o filme, o fato de ter uma fotógrafa cobrindo um evento muda algum comportamento nas pessoas? Será que as pessoas se arrumam mais, treinam mais e sorriem mais sabendo que estarão senso observadas e que as fotografias serão divulgadas nas redes sociais?

    Acredito que a ideia de panóptico e a relação de poder disciplinar influenciam diretamente o comportamento humano. E se influenciam o comportamento, podem alterar a análise das funções das fotografias, uma vez que as lentes das câmeras, conscientemente ou não, têm o poder de manipulação das pessoas e da cena real.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto nos remete a pensar os atributos que (consciente ou inconscientemente) vemos um terceiro que apresenta algo diferente do “nosso” padrão, seja físico, mental ou comportamental.

    Os citados "monstros" pela autora nos reportam ao modo que a sociedade tratava (e ainda trata, dependendo do horizonte) os cidadãos que não podiam ser incluídos na sociedade sem "chamar" a atenção.

    Importante destacar, que o texto exalta, as figuras do marido da "mulher mais feia do mundo", Maurice Maître (com os índios em Paris) e Eisenmann (com os anões Máximo e Bartola) que, além de realizarem o registro fotográfico, os utilizaram fisicamente, expondo-os à público para obtenção de prestígio e ganhos financeiros.

    Um ponto que me chamou atenção nas imagens apresentadas pela autora, além da ausência de padronização para a realização do registro das patologias, foi o uso de meios e artifícios para destacar estas, a exemplo de anões em cadeiras e pessoas em planos diferentes (destacando altura) e uso de ambiência com colunas, gravuras e objetos divergentes ao local do registro (validando sua condição adversa).

    ResponderExcluir

Comente & Argumente