quinta-feira, 27 de junho de 2019

La construcción de la imagen de las Madres de Plaza de Mayo a través de la fotografía de prensa


Cora Gamarnik

La fotografía de prensa fue un pilar fundamental para la construcción de la imagen de las Madres de Plaza de Mayo. Desde los primeros años de la dictadura se fue gestando uma estrecha relación entre las madres de detenidosdesaparecidos y un grupo de reporteros gráficos. Producto de ese vínculo especial surgieron fotografías emblemáticas que son íconos de la resistencia a la dictadura hasta hoy. Este trabajo se propone reconstruir las raíces de esa relación y analizar cómo se construyó la imagen de las Madres de Plaza de Mayo como el símbolo por excelencia de la lucha contra la última dictadura militar en Argentina.

Por José Henrik Zomer

A autora, neste artigo, analisa as fotografias mais usadas quando se fala sobre o golpe militar do vigésimo quarto de março de 1976 em livros, filmes, vídeos, páginas da Web, brochuras, suplementos especiais de jornais e revistas, documentários, reproduções na imprensa internacional, amostras de fotos, exposições de autores, comemorações, atividades relacionadas direitos humanos, entre outros.

Para isto, foi realizado entrevistas com os autores das fotografias sobre as circunstâncias que elas ocorreram e a circulação que receberam, dentre os quais destaca Nora Cortiñas, presidente das Mães da Plaza de Mayo, cuja repressão iniciada em setembro de 1973 provocou uma forte condenação internacional a ditadura argentina.

Os atos terroristas abrangiam sequestros, torturas e detenções clandestinas resultando em desaparecidos e inviabilizando informações aos familiares, pois a mídia era norteada por uma política de negação a essas ausências ou apresentação confusa, distorcida e descontextualizada.

A união de inúmeras mães, irmãos, parentes e amigos de desaparecidos, sem informações, acabaram criando as Mães da Plaza de Mayo. Por ser um grupo numericamente importante, ocorreram várias investidas junto ao presidente da Junta Militar, o tenente general Videla à frente da Casa do Governo com o slogan: "Os desaparecidos, deixe-os dizer onde eles estão".


Fotógrafos de imprensa durante a ditadura

No início dos anos 60 a fotografia corroborou para uma mudança radical na Argentina por meio das chamadas "revistas ilustradas", concomitante a chegada de uma nova geração de fotógrafos, comprometidos politicamente com formações profissionais resultando em um novo tipo de fotojornalismo.

Os fotógrafos da chamada imprensa militante foram perseguidos durante a ditadura, sendo alguns sequestrados e mortos, outros tiveram que se esconder ou ir para o exílio.

No início da ditadura não ocorriam eventos passíveis de publicação (por conta da política de restrições), de modo a, superficialmente, parecer nada estar acontecendo e a atividade dos fotojornalistas era cobrir atos militares ou eventos esportivos. Dessa circunstância resultou duas estratégias para obtenção de fotos visualmente atrativas:

  • Fotografia irônica: fotos dos militares, membros da igreja ou civis, em gestos, atitudes ou poses que eles iriam ridicularizá-los ou mostra-los em atitudes suspeitas e equívocas; e

  • Fotos clandestinas: fotos de qualquer maneira de atos proibidos de serem revelados ou diretamente censuradas e mantê-las aguardando oportunidade de publicação posterior.

Graças a essas fotos clandestinas que não foram publicadas na época em lugar nenhum, temos hoje registro dos primórdios da luta de mães e outros parentes.

Um exemplo dessas imagens é do fotógrafo Jorge Sanjurjo, que na época trabalhava no jornal Crónica, que em 12 de agosto de 1976 registrou uma dessas esperas à frente do Ministério do Interior na Plaza de Mayo.
 12 de agosto de 1976. Familiares de desaparecidos frente al Ministerio del Interior.
Fotógrafo Jorge Sanjurjo. Archivo Crónica. Publicada em Cerolini, Reynoso (comps) 2006

Esse novo grupo de fotógrafos que surgiu com a renovação da imprensa na década dos anos sessenta vai emergir fortemente em direção a 1981. Em outubro daquele ano um grupo de repórteres se reúne e organiza o que seria a primeira Exposição de Jornalismo Gráfico Argentina, com o objetivo de expor as fotos que haviam tirado durante esses anos e que não foram publicadas ou foram diretamente censurados pela grande mídia.

As amostras de jornalismo gráfico (timidamente em 1981, com mais força em 1982 e com uma exibição extraordinária em 1983) colaboraram para espalhar suas imagens ao país e mostrar à um público mais massivo seus rostos e suas formas de luta. Algumas das fotos que ainda são ícones representativos das Mães da Plaza de Mayo e extensão o símbolo de resistência à ditadura militar, foram expostos pela primeira vez tempo nessas amostras. 

O papel dos jornalistas e fotógrafos 

Para jornalistas argentinos era um risco físico concreto a liberdade de expressão e para os correspondentes estrangeiros era facilitada essa expressão porque a Junta Militar queria evitar confrontos com a imprensa internacional. Pierre Bousquet (vice-diretor da France Press entre 1975 e 1980 na Argentina) e outros jornalistas estabeleceram uma verdadeira "malha de proteção" em torno das Mães: eles compareceram ao Plaza para que elas não ficassem sozinhas na frente da polícia, espalhando as reivindicações para o mundo e até marcharam junto para evitar repressões, resultando em vários fotógrafos presos por ocasião de manifestações que as Mães organizaram (Bousquet, 1983, citado em Gorini, 2006: 87).

  Noviembre 1977. Plaza San Martín. Visita de Cyrus Vance.
Fotógrafo: Eduardo Di Baia, Associated Press.

A imagem das mães

A maioria das mães que procuraram seus filhos não teve formação ou militância política e eles eram donas de casa. Uma certa subestimação pela ditadura e uma percepção a relevância que seu movimento poderia adquirir permitiu o surgimento do que seria um dos principais centros de resistência contra o poder militar. Como ele aponta Gorini: "A demora em perceber as Mães como uma força política também teve raízes o próprio núcleo dessas mulheres: nem elas, em seus primórdios, se concebiam mesmo em um movimento político" (Gorini, 2006: 26).

No imaginário social e cultural dominante, toda mãe tem o dever de cuidar e lutar para a segurança de seus filhos, e foi precisamente isso que essas mulheres fizeram, que eles geralmente compartilhavam essa idéia familiar ideal.

A ditadura então começou a tratá-los como loucos e acusá-los de mães ruins. Sua presença na Plaza de Mayo foi cada vez mais eficaz e visível e elas começaram a sofrer repressão: elas foram espancadas, reprimidas, impedidas de ficar em pé e foram presas.

Neste artigo, a autora trabalha com as imagens mais famosas, premiadas e usadas das Mães da Plaza de Mayo. Ela destaca três eixos de análise que são reiterados na construção de sua imagem

O primeiro eixo chamamos de "Eixo da resistência à repressão". 

Nas fotos seguintes pode-se ver as mães com expressões de dor, medo e engenhosidade, no enfrentamento à polícia montada que o ditadura usada principalmente para intimidá-las. Nas duas imagens, os cavalos têm especial protagonismo. A mensagem é clara, não importa quão dura a repressão, elas enfrentam isso. A primeira imagem é de Daniel García, tirada na Marcha da Resistência em 10 de dezembro de 1982. A mãe que se reflete no vidro é Lilia Orfanó.


Marcha de la Resistencia. 10-12-1982.
Fotógrafo: Daniel García.

A próxima imagem é de Eduardo Longoni e foi tirada na demonstração dos cinco em outubro de 1982, em que duas mães estão cobertas juntas enquanto um policial a cavalo as ataca. Uma delas parece se cobrir com uma bandeira. Atrás há mais policiais da cavalaria.
 Marcha por la vida 2 de outubro de 1982. 
Fotógrafo: Eduardo Longoni

O segundo eixo de análise que a autora encontrou nas fotografias é o da "Vontade e da perseverança".

São imagens de resistência, no duplo sentido de prazo, em alguns casos, como a imagem de Daniel García onde estão na chuva, literalmente com os pés embaixo d'água.
 
28 de abril de 1983. 
Fotógrafo Daniel Garcia

Na imagem de Adriana Dress, tirada em 1982, uma mãe e uma filha estão confusas no mesmo gesto de grito e raiva. É o marido / pai que está ausente. A garota também usa lenço branco. A metáfora está presente e a luta continuará da mãe para a menina. São fotos que fazem eixo na persistência, na dor transformada em luta.


Ano de 1982 Avellaneda
Fotógrafo Adriana Lestido

É o caso também do rodada na imagem de Carlos Villoldo, um círculo perfeito que dá a ideia de movimento contínuo, de algo que não tem começo nem fim.
  Rodada de Mães de Plaza de Maio Year 1981
Fotógrafo Carlos Villoldo.

A foto a seguir foi escolhida para ilustrar a capa do livro "A rebelião das mães", história das Mães da Praça de Mayo, Volume I (1976-1983), de Ulises Gorini, em que pode-se perceber seis  mães de costas com lenços nas cabeças, voltadas para a Casa Rosada. A fotografia foi publicada pela primeira vez na segunda-feira, 4 de outubro de 1982 no jornal La Voz para ilustrar um texto sobre uma petição de organizações de direitos humanos e Clarín voltou a usá-lo em abril de 1983.
  Mães da Plaza de Mayo indo para entregar um pedido à casa Rosada Ano de 1979. 
Fotógrafo: Omar Torres.


No terceiro eixo, as fotos apresentam o que a autora chama de "Tristeza e Dor".

O choro da mãe, única imagem que o rosto está bem identificado, é cercada por homens com capacetes pretos rígidos, cujas operadoras são anônimas, símbolos sem rosto. Por outro lado, a mãe com o lenço branco, que se imagina macio como um envelope macio, seca as lágrimas sem liberar o bandeira que carrega.

A imagem é composta por binômios opostos: fragilidade e dureza, luz e sombra, nitidez e desfoque, face identificável e anonimato.

 Ano de 1983.
Fotógrafo Pablo Lasansky

As outras imagens mostram a dor, mas nestes casos unidos à solidariedade e amor. É o caso da foto de Daniel García, o choro da mãe, quase em atitude de oração, é consolado por uma mulher que a beija ternamente enquanto segura firmemente o banner onde, a autora supõe, imagina-se ser de uma pessoa desaparecida. A metáfora é ternura e sofrimento, mas sem claudicação.
Ano de 1982. 
Fotógrafo Daniel Garcia

Fora destes três eixos encontramos a foto de Marcelo Ranea das Mães publicada na capa do jornal Clarín, do Excelsior de México, do New York Times e do jornal El País na Espanha. O fotógrafo ganhou o prêmio Rei de Espanha pelo melhor fotografia jornalística do ano de 1983, concedida pelo Instituto de Cooperação Iberoamericana e a Agência EFE, prêmio considerado o mais importante Jornalismo de língua espanhola. Foi tirada em 5 de outubro de 1982, na Marcha para o Vida, e é a imagem mais odiada pelas próprias mães.

Esse abraço aparentemente não foi assim!

Como você pode ver em outras fotos tiradas de outros ângulos, momentos antes e depois daquele instante, e de acordo com numerosas testemunhas e fotógrafos presentes naquele momento, a mãe que supostamente está sendo abraçada na foto teve um colapso nervoso e queria bater no peito do policial que os impedia de avançar em direção à Plaza de Mayo.
5 de outubro de 1982, março para o Vida. 
Fotógrafo Marcelo Ranea
Fotógrafo não identificado. Arquivo Abra a memória.
Fotógrafo não identificado. Arquivo Abra a memória. 
Fotógrafo não identificado. Arquivo Abra a memória.


O oficial agarrou-a para pará-la e, percebendo-se cercado por fotógrafos, criou esse gesto fictício. Apesar de há muitos outros fotos que mostram o que caso contrário, o jornal Clarín, que teve o sequência inteira tomada pelo fotógrafo e que consistia em sete imagens das quais apenas uma contém este gesto, escolha esta imagem e publique-a em boné apontando: "Na foto um oficial da polícia consola um dos assistentes". No dia seguinte, o Clarín republica a foto.


Algumas conclusões

Este grupo de fotógrafos e as Mães da Praça Mayo foram necessários e apoiados mutuamente. Quando as mães começam a manifestam-se, nas suas rondas, com os seus lenços, carregando fotos de seus filhos, produz uma exibição visual que foi reforçada pelo trabalho de fotógrafos de imprensa que atraiu imagens altamente simbólicas e em movimento, através das quais eles foram capazes de mostrar o seu potencial criativo e seu profissionalismo que tinha sido reduzido e limitado do golpe.

Eles também foram fotos que permitiram esta geração de jovens fotógrafos colaboram para desacreditar uma ditadura que os perseguiu, bateu, censurado. A ditadura percebeu rapidamente o impacto que imagens emotivas e denunciadoras, que transformaram os fotógrafos em um grupo especialmente procurado sendo reprimido em manifestações públicas. Fazia parte da prática habitual de seu trabalho, no final da ditadura, sofrer perseguição, espancamentos, roubo de rolos, quebrar suas câmeras ou ser parado.

Do lado das Mães, por sua vez, essas fotos foram um instrumento de visibilidade social que permitiu a expansão e identificação de uma área mais ampla da população com suas reivindicações, explanando suas reclamações internacionalmente e interrompendo a política de ocultação implementado pela ditadura.

Este processo de fatos, produção de imagens desses fatos, circulação e reconhecimento, é o que faz com que as imagens sejam transformadas em um forma de construção que favoreceu a disseminação e conhecimento do que aconteceu sob a Terrorismo de Estado. A forma como estas mulheres foram fotografadas foi um elemento chave na busca pela expansão de sua base social e sua reivindicação. 

Seus rostos, seus tristezas, sua solidariedade, sua imagem em resumo, eram o oposto do estereótipo de "Loucos e subversivos" com o qual a ditadura tentou identificá-los. Estas imagens foram um poderoso suporte de comunicação que contribuiu para difundir sua pesquisa e suas reivindicações da verdade e justiça e transformou-os em um ícone da transcendência mundial. As fotos de Mães e outros membros da família, por sua vez, carregam imagens de seus entes queridos, como no jogo dos bonecos russos, mas, inversamente, eles permitiram romper essa dupla ocultação: os próprios desaparecimentos e a busca pelos desaparecidos.

Por outro lado, fotógrafos de imprensa comprometidos, geralmente complacentes com muitos dos desaparecidos, amados e admirados por aquelas mães, obtiveram prestígio e legitimidade com as fotos emblemáticas, atributos que os repórteres gráficos argentinos não tinham até então. As fotografias contribuiram para a luta e tornaram-se uma ferramenta de proteção, divulgação e defesa dos intervenientes.


N° de Registro de Propiedad Intelectual: 523964
N° de ISSN 1850-6267






2 comentários:

  1. Henrik,

    Ótima escolha de texto.

    Interessante destacar o quanto a foto pode representar uma ação, dependendo do momento em que ela é tirada, do ângulo e servir em vários sentidos, como por exemplo, no momento em que supostamente um oficial abraça a uma Madre em um momento de manifestação, criando um evento fictício. Na verdade ela teve um colapso nervoso e queria bater no peito do oficial que estava ali para impedir os manifestantes de avançar em direção à Plaza de Mayo.

    O uso de fotos, principalmente pela imprensa, era muito comum na época da ditadura na Argentina. Essas fotos eram utilizadas para ocultar as ações de repressão e criar uma falsa sensação de normalidade.

    Por sorte, os fotógrafos registraram e guardaram as fotos "reais", que, logo após o fim da ditadura, puderam ser expostas nas "Muestras de Periodismo Gráfico" (timidamente em 1981, com mais força em 1982 e com uma exibição extraordinária em 1983), colaborando para espalhar suas imagens ao país e mostrar à um público mais massivo seus rostos e suas formas de luta.

    ResponderExcluir
  2. Acredito haver uma intensa relação entre o último texto apresentado pelo Rafael e esse texto apresentado pelo Henrik. Ambos abordam a temática da fotografia pelo viés social e/ou político. Esse texto do Henrik adentra um conteúdo mais específico, analisa as fotos de uma manifestação que é conhecida e que ainda acontece na Argentina nos tempos de hoje.
    Interessante notar a delicadeza e sensibilidade na qual os fotógrafos retrataram e protegeram essas mães. Os fotógrafos acabaram por construir uma história a partir da imagem. Também, colaboraram para a representação da memória coletiva. Os fotógrafos, então, permitiram que a população e, principalmente, as mães de desaparecidos políticos, não esquecessem e não perdoassem o que aconteceu.

    ResponderExcluir

Comente & Argumente