terça-feira, 8 de outubro de 2019

Os fenômenos de interesse para a Ciência da Informação - Wersig & Neveling

__________________________________________________________________

Como parte da atividade proposta na Disciplina Gestão de Documentos Fotográficos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) são apresentados abaixo três trechos relacionados ao tema "Comunicação da Informação" extraídos do trabalho  Os fenômenos de interesse para a Ciência da Informação (WERSIG, Gernot; NEVELING, Ulrich, 1975, tradução: Tarcísio Zandonade) para serem discutidos em sala de aula.

"O caso extremo de polissemia na comunicação técnica da informação e da documentação é o termo ‘informação’. A análise semântica feita por um dos autores deste trabalho mostrou que existem, pelo menos, seis diferentes abordagens para o uso e significado do termo em todo o campo da disciplina.
Obviamente, cada uso e significado do termo é justificado, mas como a ambigüidade é um dos maiores entraves na comunicação científica e na elaboração de teorias, dever-se-á encontrar uma regra para avaliar qual é o significado que convém para cada objetivo. Podem-se caracterizar seis tipos ou abordagens principais de ‘informação’, com base na estrutura geral de relações entre homens e mundo.
A) A abordagem estrutural (orientada para a matéria)
B) A abordagem do conhecimento
C) A abordagem da mensagem
D) A abordagem do significado (característica da abordagem orientada para a mensagem)
E) A abordagem do efeito (orientada para o receptor)
F) A abordagem do processo"

"A abordagem puramente prática, com métodos tradicionais, de preferência biblioteconômicos, provou ser ineficaz para a solução do problema fundamental. A partir dos requisitos de uma prática que cresceu e se tornou cada vez mais complexa, emergiu o trabalho científico, e, em seguida, apareceu um grupo de pessoas, foi utilizada uma nova tecnologia e surgiu a comunicação especializada.
Desta maneira desenvolveu-se uma nova disciplina - não por causa de um fenômeno específico, o qual sempre existira e agora se transformou num objeto de problema cuja relevância para a sociedade foi completamente alterada. Hoje, o problema da transferência do conhecimento para aqueles que dele necessitam é uma responsabilidade social e esta responsabilidade social parece ser o motivo real da ‘ciência da informação’."

"A partir de uma combinação da evolução histórica, o desenvolvimento de necessidades sociais específicas e o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias fizeram emergir uma nova disciplina que é, às vezes, chamada ‘ciência da informação’ (ou por outros derivados do termo ‘informação’). Esta ciência é baseada na noção das necessidades de informação de certas pessoas envolvidas em trabalho social, e relacionadas com o estudo de métodos de organização dos processos de comunicação numa forma que atenda estas necessidades de informação. O termo básico ‘informação’ pode ser entendido somente se definido em relação a estas necessidades de informação: tanto a redução da incerteza causada por dados comunicados quanto como dados usados para reduzir incerteza.
Esta ciência está relacionada com a organização dos processos de comunicação destinados à informação para uma clientela específica. Esta é uma ciência em parte semelhante à comunicação de massa destinada ao preenchimento das necessidades de informação para o público em geral, justificáveis social e individualmente. Depois disto, disciplinas similares são biblioteconomia, museologia, arquivologia, educação (todas servindo a diferentes clientelas, de acordo com diferentes necessidades de informação).
Por outro lado, há diversas intersecções destas disciplinas com outras tradicionais, por exemplo:
• Psicologia (psicologia da informação);
• Sociologia (sociologia da informação);
• Economia (economia da informação);
• Ciência política (política da informação); e
• Tecnologia (tecnologia da informação)."

Referência:


WERSIG, Gernot; NEVELING, Ulrich. Os fenômenos de interesse para a ciência da Informação. Information Scientist, v. 9, n. 4, p. 127-140, Dec. 1975. Tradução: Tarcísio Zandonade. Disponível em <https://www.scribd.com/document/196242690/Os-fenomenos-de-interesse-para-a-ciencia-da-informacao-Wersig-Neveling-pdf>. Acesso em 7 out. 2019.

Um comentário:

  1. Considerando a Ciência da Informação e as suas intersecções com outras disciplinas, como as citadas por Wersig e Neveling em seu texto, como a Ciência da Informação pode ajudar as demais áreas em ações?

    ResponderExcluir

Comente & Argumente