segunda-feira, 21 de março de 2011

Temática do GPAF será objeto de curso na pós-graduação


O programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UnB (ver blog aqui) estará ofertando, em uma das turmas da disciplina "Seminários em Organização da Informação", o curso "Acervos Fotográficos", destinado à discussão dos pontos norteadores do grupo de pesquisa de mesmo nome. O programa final ainda não está pronto, porém as inscrições para os alunos regulares e especiais (ver instruções aqui) encerram-se amanhã dia 22/março, 3ªf. Além das aulas programa de leitura típicos a disciplina contará com experiências práticas em acervo fotográfico, visando melhor articular teoria e prática. As aulas estão previstas para ocorrem às 6ªfs, das 14:00 às 18:00 na FCI e no CEDOC-UnB. Algumas das atividades serão abertas a interessados em geral e outras delas poderão ser acompanhadas por não alunos que desempenhem atividades relacionadas aos acervos fotográficos (como estagiários e funcionários de fototecas e alunos que trabalham com fotografia etc.)  Todos os interessados em acompanhar  a disciplina (alunos regulares, candidatos a alunos especiais e demais interessados) deverão comparecer à primeira aula, nesta 6ªf, na FCI para apresentação do programa, e cronograma, para seleção dos alunos especiais e para definição das formas de participação e acompanhamento dos demais interessados. A primeira aula conta com a seguinte programação:
  • 14:00hs - apresentação do projeto DigifotoWeb
  • 15:00hs - apresentação do programa (preliminar) da disciplina
  • 15:15hs - apresentação dos alunos, candidatos a alunos especiais e demais interessados
  • 16:00hs - intervalo (para os regulares), seleção dos alunos especiais e definição das formas de participação e acompanhamento dos demais interessados.
  • 16:20hs - exercício com fotografia
Às 18:00hs o haverá uma breve reunião do GPAF, na qual o aluno Paulo Matheus Nicolau Silva (Engenharia de Redes - UnB) apresentará o andamento de seu projeto de "webzização" do Digifoto, o DigifotoWeb 2.0. É apenas uma reunião técnica de trabalho, mas que estará aberta aos interessados em geral.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente espaço para discussão das questões referentes ao acervos fotográficos. Gostaria de saber se está previsto alguma forma de participação de pesquisadores do tema de outras Universidades?

    Luana de Almeida Nascimento
    Mestrado em Ciência da Informação - UFF

    ResponderExcluir
  2. Luana,

    Não pensei em nada mais específico, mas imagino que ela possa ser dar por meio de posts, que lancem ou aprofundem questões relacionadas ao programa. Este último, assim que fechado, será disponibilzado aqui no blog. Uma das coisas pesadas para o curso também é que os alunos sistematizem algumas de suas atividades aqui no blog, o que permite comentários e ampliação do diálogo.

    Estou completamente aberto a outras sugestões.

    ResponderExcluir

Comente & Argumente