quarta-feira, 6 de novembro de 2019

IV Encuentro de Archivos Fotográficos del Mercosur

No dia 25 de outubro de 2019 ocorreu o IV Encuentro de Archivos Fotográficos del Mercosur, evento paralelo ao XIII Congreso de Archivología del Mercosur (CAM). O encontro aconteceu no Centro Cultural de España Montevideo, no Uruguai, e teve como propósito apresentar e discutir o estado atual dos fundos e coleções fotográficas da América Latina e o tratamento desenvolvido por profissionais e instituições, destacando novas propostas e enfoques no que se refere a educação, transformação técnica, normalização do vocabulário, preservação, uso e difusão do patrimônio fotográfico.

O evento começou com uma conversa coordenada por André Porto Ancona Lopez (Brasil), contando com Mariana Avramo (Argentina), Fabián Hernández Muñiz (Uruguai) e Julieta Keldjian (Uruguai), na qual foram discutidas as fronteiras entre os documentos fílmicos e fotográficos para a pesquisa e gestão. Após essa conversa, palestraram dois integrantes do GPAF, Bruno Henrique Machado e Julia Donato, com as seguintes temáticas, respectivamente: desafios e perspectivas da classificação de fotografia no ambiente arquivístico; e estudos e procedimentos do Bibliofoto, repertório latino-americano sobre documentos fotográficos em arquivos. Também houve a palestra sobre o Laboratório de Preservação Audiovisual, do Archivo General de la Universidad de la República, do Uruguai, com a Isabel Wschebor Pellegrino. 

O evento foi transmitido ao vivo e pode ser visualizado no canal do YouTube do Centro de Fotografia de Montevideo, a partir dos seguintes links: 

https://youtu.be/w6TqWyv-ITo

https://youtu.be/1NxNdIY8HJI

https://youtu.be/t7A3F3qr7JA


Conversa "El quehacer archivístico: fronteras entre los documentos fotográficos y fílmicos para la investigación y la gestión". Da esquerda para direita: Mariana  Avramo, Fabián Hernández Muñiz, André Porto Ancona Lopez e Julieta  Keldjian.

Momento para as perguntas e debates após palestras. Da esquerda para a direita: Isabel Wschebor Pellegrino, Bruno Henrique Machado, André Malverdes e Julia Donato

Profissionais que participaram do evento
 
Foto com o público do IV Encuentro de Archivos Fotográficos del Mercosur

3 comentários:

Comente & Argumente