terça-feira, 29 de junho de 2010

Convite - Defesa de dissertação

Nesta 5ªf ,às 9:00, no auditório da FCI, será a defesa da dissertação de Edna de Souza Carvalho, integrante do grupo de pesquisa Acervos Fotográficos intitulada Impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. A candidata será inquirida por Aline Lopes Lacerda (Fiocruz-RJ) e Renato Tarciso Barbosa de Souza (PPGCINF-UnB) sob a presidência de André Porto Ancona Lopez (orientador). A autora assim resume o trabalho:

"O advento da digitalização aponta para inúmeras mudanças tanto nos instrumentos de trabalho, quanto nas formas de transmissão da programação das emissoras de televisão. O ciclo de produção prevê o tráfego digital de imagens e conteúdos, sem a utilização de mídias – padrão tapeless – impondo a existência de um processo de trabalho capaz de interligar rotinas de produção, distribuição, transmissão e arquivamento. Rousseau e Couture (1998) destacam que a introdução progressiva da tecnologia eletrônica transforma o modo como as instituições funcionam relativamente a métodos de criação e de recepção, de utilização, de conservação, de orientação e de eliminação da informação e dos documentos de arquivos. Nesse cenário os produtores de conteúdo terão que executar atividades de gestão de documentos para trabalharem com eficácia. Este estudo analisa a gestão de documentos audiovisuais digitais como uma das etapas do processo de produção em emissoras de televisão em ambiente digital, a partir do estudo de caso da TV Senado".

Assistir a defesas de teses e dissertação é uma atividade recomendável não apenas para o interessado no tema, porém para qualquer aluno de pós-graduação, que passa a entender melhor a sistemática acadêmica do evento, já se prepara para a própria defesa, prestigia um colega em um momento tão importante, além de perceber que uma banca de defesa não é um tribunal inquisitorial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & Argumente